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terça-feira, agosto 23, 2022

RESENHA - "Educar pela Pesquisa" de Pedro Demo

     Pesquisar pela Educação

    Pedro Demo inicia seu livro falando da importância de a pesquisa ser introduzida desde o ensino fundamental até o ensino superior. O objetivo proposto por ele, é de que o professor deve ser um pesquisador juntamente com seus alunos, fazendo assim, com que o aluno seja incentivado a pesquisar.

A pesquisa na educação para Demo, faria com que o professor e o aluno tivessem uma leitura de mundo ampla. A pesquisa na educação vai contra a educação dita pelo autor “copiada”. Que seria, o professor doador de conhecimento, passar seus saberes ao receptor, o aluno, e este mesmo apenas copiar, decorar e sofrer as pressões de uma avaliação para que tenha obrigatoriamente uma nota alta. Na educação copiada o aluno muitas das vezes não aprende, pois por ser uma educação copiada, ele tende a só decorar para dar bons resultados a educação.

Então, para Demo a pesquisa viria com este intuito, Demo claramente refuta esse tipo de educação copiada. A pesquisa para o autor, faria com que o aluno e o professor ficassem mais cientes e conhecedores do que acontece no mundo ao seu redor, anulando então, a ignorância.

Demo então, argumenta também, que a educação teria que ser diferente, pois educação, para ele em geral, qualquer um pode ter, em ambientes familiares, em roda de amigos e afins. A educação com o grande auxílio da pesquisa, proporcionaria outras formas de o aluno aprender muito melhor e tendo o incentivo do professor para pesquisar, ele criaria opinião própria, pensamento crítico, que resultaria em questionamentos críticos. O aluno então, não apenas copiaria, mas aprenderia, e aprendendo o aluno faria reflexões maiores e melhores sobre tudo o que ele viesse ouvir e/ou ler, repetindo então, para dar uma ênfase muito importante, o aluno teria questionamento crítico, se tornando então, um indivíduo autônomo.

Um indivíduo autônomo, com opiniões próprias, não abaixaria mais tão fácil a cabeça para qualquer coisa que lhe fosse de certa forma imposta. Isso ajudaria muito, a diminuir e gradativamente acabar com a educação copiada e com o conceito de indivíduos como objetos e máquinas perante a sociedade.

Se a educação continuar de forma “copiada”, e não fazer seu papel como mediador do conhecimento e incentivar seus alunos a terem autonomia, de nada irá adiantar, então, se a educação continuar assim, qualquer um poderá se intitular como educador/professor e entrar em uma sala de aula para ensinar. E pode-se acreditar que não é isso que queremos como educadores o/ou futuros educadores, as vezes nem mesmo quem está formado para ministrar aulas na educação está capacitado, quem diria então um indivíduo sem se quer uma formação devida para ensinar outrem? Então, como inclusos na sociedade, como alunos e/ou professores, devemos fazer a diferença, fazer nosso real papel como mediadores do conhecimento, sabendo que a educação de modo geral, é algo que depende também de toda a sociedade.  


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