Nos capítulos nesta resenha abordado, o autor LIBÂNEO (2015) nos passa uma
observação na organização escolar, quanto na parte administrativa, quanto nas salas de aula.
Ele também nos relata a importância do profissional da educação, no caso o professorado, na
organização escolar, além da gestão da instituição, nos mostra que o ambiente de trabalho do
professor também é um lugar de aprendizagem da sua própria profissão.
Nesses capítulos o autor mostra como deveria ser a direção escolar, de acordo com
LIBÂNEO (2015) “O estilo de gestão adotado pela direção influencia as interações entre as
pessoas (professores, alunos, funcionários), determinando as mais variadas práticas e formas
de relacionamento.” Esse é um fator muito importante na gestão escolar, se a gestão não for
capacitada para a mesma, o sistema da escola será falho.
Esse sistema escolar pode ser organizado de duas maneiras diz LIBÂNEO (2015)
“[...] “cada um por si”, estimulando o isolamento, a solidão e a falta de comunicação”, isso
poderia ser considerada uma falha no sistema escolar, pelo fato que começaria na gestão, mas
passaria esse problema para outras áreas da escola, fazendo assim os alunos os mais
prejudicados; A outra maneira seria estimulando, de acordo com LIBÂNEO (2015) “[...] o
trabalho coletivo, solidário, negociado, compartilhado.”, nesse caso todos sairiam beneficiados
de alguma forma, quanto na vida individual, quanto na vida social.
Um ponto importantíssimo da vinculação da escola na sociedade, seria a
participação dos pais nas reuniões escolares, para LIBÂNEO (2015) “A participação é o
principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento
[...] no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.” Para
acontecer essa vinculação com a escola e a sociedade, a instituição tem que exigir a participação
dos pais, para que a própria instituição não se isole nele mesma.
Mas uma colocação do autor é concreta, “[...]. Os pais, ao abordar problemas
pedagógicos-didáticos, podem assumir uma atitude preconcebida de censura aos professores, num campo em que, a rigor, não são especialistas.” LIBÂNEO (2015), a problemática nesse
caso é que a gestão escolar tem que dar a liberdade ao profissional da educação, mas também
não podem desconsiderar a opinião dos pais, com isso podemos considerar que a gestão tenha
que se colocar em “cima do muro”.
Com tudo isso em mente, podemos nos questionar que seria um o problema nas
organizações escolares? Nas escolhas da gestão? ou a formação da mesma?
Referência
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. 6. ed. rev. São Paulo: Heccus Editora, 2015. 304 p.
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